segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O fogo ardente das queimadas

  

   Nessa época de secas as coisas fogem ao controle. Pode ser ocasional ou criminoso, geralmente criminoso, isso é terrível, porque destroe a terra, e ainda pensam eles que isso faz bem para os nutrientes que a compõem, mas não, é terrível ao ponto de eles não conseguirem mas se fixar e produzirem o que deveriam!
   O fogo é destruidor, bonito, mas muito louco, descontrolado, aparece aqui e logo esta la, se alastra com muita rapidez, não há barreiras para ele, nem a água o controla se não utilizada corretamente, e em algumas ocasiões só o próprio fogo combate o fogo. Desgoverna toda uma plantação, causa dor em muitos que atravessam seu caminho, e deixa muitas famílias orfãns.
   No Brasil o índice de queimadas esse ano foi gigantesca, em todos os lugares, em reservas, em florestas, em matas de cidades, onde tudo estava seco, onde algum sem noção deixou cair uma guimba de cigarro, ou um lixo em lugares não permitidos, ou como já disse ele próprio incendiou o local, as vezes pra queimar um lixinho na porta de casa, mas o vento veio e o espalhou, ai aquele pequeno desatento se tornou destruidor, catastrófico!
Com isso o ar se transforma em um pesado respirar, a paisagem se transforma em simplesmente cinzas e pretos e as árvores que ali existiam ou morrem ou ficam na busca de uma nova oportunidade de viver, de voltar a serem lindas como antes, muitas ficam retorcidas, no seu limite, entretanto ainda bem algumas são fortes suficientes para sobreviver e florescer novamente salvando aquele lugar daquele aspecto horrível, que fica depois de uma queimada, do risco de se não haver mais rios por perto, pela seca dos mesmos! Afinal, elas tem grande importancia onde nascem.

 
   
   E os animais?? Ah esses perdem suas casas, ficam desnudados de parceiros que morrem, perdem filhotes que muitas vezes não aprenderam ainda a andar, a voar, a se defender, ficam sem seus espaços mesmo porque no caso das cidades não tem tantos lugares para se esconderem, dai onde entram nas casas, como, aranhas, escorpiões, cobras, insetos, pequenos e grandes mamíferos, entre outros.

 
 


   
   E o fogo nas florestas, grandes estragos fazem, destroem tudo que podem consumir, afinal as florestas são altamente inflamáveis, e o ar, a camada de ozonio, os rios, a fauna, a flora, as tribos que ainda existem, como ficam e até mesmo nós como ficamos?? É uma perda irreparável muitas vezes; tocar fogo numa floresta por simples inconsequencia. Tolice pensar em pastos, plantações, e outros que visam dinheiro. Porque o fato de aparecer focos de incêndio em florestas gigantes como no Pará, na Amazonia, Rondônia, Roraima, e no cerrado como no DF e muitas outras espalhadas pelo Brasil é somente pelo fato do ganho pessoal, da arogancia de se pensar ser dono de algo que nunca foi nosso!


   Que nossas florestas vivam, que nossa gente se conscientize e a respeite, porque sempre vamos depender da terra pra sobreviver, sempre!