domingo, 30 de outubro de 2011

Morcegos



     Eu vi numa matéria que estão em perigo de extinção!! Ai me deu uma grande vontade de falar um pouco sobre eles. Fiquei bastante preocupada com isso.
   São animais muito interessantes, cuja importância é estrema na natureza! Mas porque correm um perigo tão eminente?? Porque infelizmente são animais mau vistos, devidos aos Dráculas e vampiros chupadores de sangue não aguçam a curiosidade das pessoas no seu mais importante papel, e sim nas ficções dos filmes.
   Como se sabe existem espécies insetívoras, frugívoras, onívoras, nectarívoras ou polinívoras, folívoras, ranívoras,carnívoras, piscívoras e as hematófagas, sendo essa ultima nem tanto encontrada em grandes centros, mas em meios a pastos, e criações de gados, cavalos, animais de grande porte, o qual se alimentam de sangue.
   Esses animais são excelentes plantadores de florestas, e polinizadores. Sua extinção esta se dando pelo fato das derrubadas descontroladas ocorridas nas florestas brasileiras e também pela falta de conhecimento da espécie. Isso é terrível ao ponto de se alterar todo um ciclo tanto dos hábitos dos animais como das florestas. Um grande desequilíbrio ambiental, afinal eles são responsáveis pela reciclagem das florestas, ou seja, pela renovação das mesmas.
  Belíssimos, de tamanhos variados, espécies variadas, mas todos com fundamental papel no ambiente. 



   
   Alguns dados interessantes sobre esses magníficos animais:

   Os morcegos (ordem Chiroptera, do grego: kheir = mão + pteron = asa) são os únicos mamíferos capazes de voar, tendo seus membros anteriores (mãos e braços) transformados em asas, que são diferentes das asas das aves e dos extintos pterossauros
   "A ordem Chiroptera é a segunda em número de espécies, cerca de mil identificadas e 138 delas estão presentes no Brasil. Uma característica marcante do morcego é ser o único mamífero com capacidade real de  vôo. Estão distribuídos em duas subordens: Megachiropita e Microchiropita. A primeira possui apenas 1 família e a segunda 16 famílias.






   "Característica comum aos quirópteros é que suas extremidades anteriores estão organizadas em braço, antebraço e mão, constituída por 1 polegar de tamanho pequeno e 4 dedos bem alongados. As extremidades posteriores também são adaptadas para o vôo.    Esses membros anteriores estão interligados por uma membrana chamada patágio, com uma dupla camada de pele. O morcego Megachiroptera apresenta uma unha no segundo dedo, orelhas pequenas, simples e destituídas de trago, alguns indivíduos podem chegar a até 1,2 m de envergadura. A orientação é baseada na visão, memória e olfato. Já o Microchiroptera, não apresenta unha, as orelhas são complexas e com trago, sua capacidade de ecolocalização é bastante desenvolvida e o menor representante mede cerca de 29 cm de comprimento e o maior até 1 m de envergadura.
   A média de vida fica entre 20 e 30 anos. Vive em grupos, onde há um macho dominante e o restante do grupo é composto por fêmeas. Atingem a maturidade sexual por volta de 1 ano de idade. A gestação dura de 2 a 7 meses, gerando em média 1 filhote, que nasce sem pêlos ou com pelagem bastante tênue e são amamentados por 2 a 4 meses." 







   Вамос пресервар есса испéции!